Foto: Ascom Cegás
Nesta quarta-feira (23), a Companhia de Gás do Ceará (Cegás) lançou o projeto “Aqui é verde (Here is Green)”, que prevê o plantio de 3.000 mudas entre comunidades e clientes atendidos pela empresa.
A ação faz parte da Festa Anual das Árvores (FAA), que deve plantar 70 mil mudas em todo Ceará. A articulação do evento conta com a participação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), escolas, Organizações Não-Governamentais (ONGs), Unidades de Conservação, instituições e empresas.
De acordo com a Sema, a festa tem o objetivo de educar a sociedade e difundir ensinamentos sobre a conservação das florestas e a importância das árvores para o equilíbrio da vida no planeta e para o bem-estar dos cidadãos.
As mudas serão distribuídas entre 400 clientes e 2.600 escolas, áreas de preservação e instituições indicadas pela Cegás em 16 municípios onde a empresa atua no Ceará. Após o plantio, elas serão monitoradas por meio do aplicativo “Here is Green”, que dá um suporte para os que aderirem ao projeto com informações úteis sobre a vida das plantas ofertadas.
Os participantes serão orientados a fotografar e registrar a ação por meio do app, a meta é criar uma comunidade verde, promovendo o engajamento de participantes na educação ambiental e no acompanhamento do desenvolvimento das mudas.
O evento de lançamento contou com a presença do secretário Estadual do Meio Ambiente, Artur Bruno; do presidente da Cegás, Hugo Figueirêdo; diretores e colaboradores da empresa. Ao final, todos receberam plantas para adoção.
“Foi a primeira companhia do Brasil a distribuir gás natural renovável e agora é a primeira empresa do Ceará a patrocinar esse projeto que visa estimular o reflorestamento como prática de responsabilidade ambiental. O planeta agradece”, ressaltou Bruno.
Segundo o presidente da Cegás, o evento marca mais um passo na trajetória da empresa de respeito ao meio ambiente. Cerca de 15% do gás canalizado que a Companhia distribui é composto por gás natural renovável. “Estamos felizes em reafirmar nosso compromisso com a preservação do meio ambiente e em estimular práticas empresariais que visam tornar a economia mais sustentável. A consciência ecológica é um dos nossos valores e está no nosso DNA”, declarou Figueirêdo.
A FAA tem o apoio fundamental do Programa Agente Jovem Ambiental (AJA), criado pelo Governo do Ceará, por intermédio da Sema, em 2011. O programa beneficia quase 10 mil jovens em situação de vulnerabilidade social, residentes nos 184 municípios cearenses.

