Foto: Reprodução/Ascom Adagri
A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), vinculada da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), anunciou na tarde desta terça-feira (11) que o prazo para os criadores com alguma irregularidade em seu cadastro regularizarem sua situação termina na próxima segunda-feira (17).
De acordo com a agência, até o próximo dia 17, as pendências podem ser sanadas sem que seja aplicada nenhuma penalidade ao criador, conforme a Lei n.º: 17.355, de 16 de dezembro de 2020. A Lei atende à antiga demanda do órgão quanto à necessidade de “enxugamento” do Cadastro Agropecuário da Adagri.
Conforme a referida lei (n.º: 17.355), estão isentos da lavratura de auto de infração todos os criadores e produtores que estejam em situação de irregularidade cadastral motivada por descumprimento de obrigação zoosanitária, falta de declaração de rebanho e atualização cadastral.
Segundo a presidente da Adagri, Vilma Freire, “o cadastro continha discrepâncias decorrentes dos mais variados motivos. Isso estava influenciando negativamente no alcance de nossas metas de vacinação, puxando para baixo nossos índices. Além de dar uma visão distorcida do quantitativo real do nosso rebanho. O que vinha impossibilitando a elaboração de políticas públicas e estratégias de abordagem de Defesa Animal, necessárias ao bom desempenho de nosso trabalho”.
No Cariri, há unidades da Adagri nos municípios de Brejo Santo, Campos Sales, Crato, Mauriti e Nova Olinda.

