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Deputado Federal propõe que 50% das vagas do ITA seja para alunos da rede pública
Segundo o projeto, os candidatos aprovados na concorrência geral não serão contados nas vagas reservadas para o ensino público
Raiana Lucas
Foto: Carlos Gibaja

O deputado federal Idilvan Alencar (PDT) propôs um projeto de lei que reserva metade das vagas do Instituto de Tecnologia Aeronáutica (ITA) para alunos que concluíram o ensino médio em escolas públicas. Segundo o projeto, os candidatos aprovados na concorrência geral não serão contados nas vagas reservadas para o ensino público, caso a proposta seja aprovada.

A apresentação do projeto coincide com a visita programada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e do Ministro da Educação, Camilo Santana, a Fortaleza nesta sexta-feira, 19.

Eles irão inaugurar a pedra fundamental do ITA em Fortaleza. A decisão de estabelecer um campus no Ceará é devido ao alto número de aprovações de cearenses no vestibular do ITA, considerado o mais difícil do Brasil. Dos 777 candidatos que passaram para a segunda fase em outubro de 2023, 318 são do Ceará.

O ITA, criado em 16 de janeiro de 1950 e está localizado em São José dos Campos, São Paulo, é uma instituição ligada ao Comando da Aeronáutica e é referência em engenharia no Brasil. O ITA oferece cursos de graduação em Engenharia Aeronáutica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica-Aeronáutica, Engenharia Civil Aeronáutica, Engenharia da Computação e Engenharia Aeroespacial.

Idilvan afirmou na justificativa do projeto que, embora o ITA seja reconhecido nacional e internacionalmente pela excelência acadêmica e pela contribuição significativa para o avanço científico e tecnológico no Brasil, a representatividade de estudantes de escolas públicas é desproporcional em relação aos estudantes de escolas particulares.

Ele complementa destacando que, ao promover a inclusão social e ampliar o acesso de estudantes de escolas públicas ao ITA, o projeto de lei não apenas fortalece a qualidade e a representatividade da instituição, mas também desempenha um papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

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