Dois shoppings de Fortaleza receberão "drive-thru" para testagem em massa de Covid-19 - Site Miséria 

Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Dois shoppings de Fortaleza receberão “drive-thru” para testagem em massa de Covid-19
Acesso aos exames será feito por agendamento e para “população saudável”, diz o secretário de Saúde, Dr. Cabeto
Redação
Testes da Covid-19 serão realizados em shoppings e unidades de saúde - Foto: John Moore / Getty Images / AFP

A Secretaria Estadual da Saúde do Ceará (Sesa) anunciou que vai ampliar seu sistema de testagem em massa para o novo coronavírus. Uma das estratégias é implementar um sistema de testagem drive-thru em dois shoppings da Capital com o foco em pessoas saudáveis. A previsão, de acordo com o titular da Sesa, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Dr. Cabeto, é que em 10 dias o sistema começe a operar.

Esses locais de testagem em shoppings serão voltados para pessoas que não estão apresentando sintomas clássicos da Covid-19. A ideia, explicou Dr. Cabeto, é que o Estado passe a ter um inquérito sorológico para identificar as pessoas que já foram infectadas pela doença e estão protegidas, sabendo ainda em que áreas elas estão vivendo.Os dois estabelecimentos comerciais ainda não foram definidos.

“Estamos estudando a forma de fazer em dois shoppings, bem distantes um do outro, para pegar a população saudável, onde esses drive-thrurs seriam para pessoas que fazem agendamento, e o dos hospitais para pessoas sintomáticas. A gente espera ter concluído tudo em pouco mais de 10 dias”, indica.

Para os pacientes com sintomas da infecção, a Sesa vai implantar o sistema de drive-thru em frente ao Hospital Geral de Fortaleza, como já havia sido anunciado pelo governador Camilo Santana, na manhã da última quinta-feira (21). A previsão é que o o primeiro sistema de testagem rapida comece a funcionar neste fim de semana.

“Começamos a primeira unidade provavelmente nesse fim de semana que vai acontecer no HGF, onde nós temos um sistema que nós vamos fazer uma triagem adequada para facilitar o trabalho dos postos de saúde e com testagem rápida”, sugere.

Atualmente, segundo a plataforma IntegraSUS, atualizada às 18h17 dessa quinta-feira (21), o Ceará soma 77.910 exames realizados para confirmação ou descarte da Covid-19.

Diário do Nordeste

Compartilhar:
Comentar:
*Publicidade