Foto: Divulgação/Ascom SAP
A Secretaria da Administração Penitenciária do Ceará (SAP) anunciou nesta quarta-feira (27) que egressos do Sistema Penitenciário do estado trabalham na rotina de limpeza e manutenção de rodovias estaduais, com serviços de capinagem e roçagem. Os trabalhos são realizados por meio do projeto Estrada Livre, uma parceria da SAP com a Superintendência de Obras Públicas (SOP).
De acordo com as informações da SAP, a mão de obra é exclusiva de pessoas que já passaram pelo sistema prisional. Cerca de 100 egressos, em regime aberto e semiaberto estão envolvidos nas ações do projeto, que teve início em 2019 e já beneficiou 730 km de vias, com recuperação e recapeamento.
“O projeto Estrada Livre é uma oportunidade para a pessoa que passou por privação de liberdade de ter seu primeiro emprego. No atendimento social, eles alegam a dificuldade de se reinserir no mercado de trabalho por conta do preconceito. A forma que temos de ultrapassar essa dificuldade é dar essa oportunidade, capacitar e orientar”, afirmou Cristiane Gadelha, responsável pela Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso (Cispe) da SAP.

