
Assinatura do decreto aconteceu em Fortaleza. Foto: Estácio Jr
O governador Elmano de Freitas (PT) assinou, na última quarta-feira (12), um decreto que oficializa a ‘assistência religiosa’ em hospitais, equipamentos de internação para idosos e sistemas socioeducativo e prisional no Ceará. De acordo com o Governo do Estado, a assinatura era uma demanda das instituições religiosas.
Nas unidades, as atividades devem seguir horários pré-estabelecidos para cumprimento das normas de segurança. No entanto, as visitas também podem acontecer em cronograma específico, desde que ocorra em uma situação planejada com o equipamento de saúde, socioeducativo e prisional.
Segundo Elmano, a medida ajuda a respeitar a fé dos brasileiros. “O decreto é para poder dar a garantia e também segurança aos nossos gestores na condição de compatibilizar as situações delicadas dos equipamentos com a missão da chegada dessas mensagens a quem mais precisa”, disse o governador.
Nas redes sociais, cearenses comentaram a medida.“Lembrando que devem levar assistência religiosa de todas as formas, a saber: judaísmo, cristianismo, catolicismo, protestantismo, espiritismo, candomblé…. O Estado não pode escolher”, disse um internauta.
Em 2024, o governador sinalizou a vontade de incluir a bíblia nas bibliotecas das escolas estaduais, durante o 3° Congresso Ceará Pentecostal.