Compartilhar
publicidade
publicidade
Após 39 anos paralisada, estátua de Santo Antônio tem cabeça instalada em Caridade
A cabeça do santo foi içada e instalada no corpo de 19 metros de altura, que permanecia no Morro do Serrote desde 1986.
Nathalie Fernandes
A cabeça da estátua de Santo Antônio foi fixada ao corpo, após 39 anos, em Caridade.
Os moradores aguardaram este momento por 39 anos. | Foto: Reprodução/ Henrique Produções

Na última segunda-feira (15), moradores do município de Caridade acompanharam a continuidade da obra da estátua de Santo Antônio, iniciada há quase 40 anos. A cabeça do santo foi içada e instalada no corpo de 19 metros de altura, que permanecia no Morro do Serrote desde 1986.

O escultor cearense Markus Moura, responsável pela fixação da cabeça ao corpo da estátua, afirmou que o momento foi histórico para o município. “Este momento estava sendo muito esperado. Hoje a cabeça foi içada e ainda estamos fazendo a fixação. Em seguida, vamos preencher com cimento, dar formato, rosto e identidade à estátua de Caridade”, disse o artista em suas redes sociais.

A construção da estátua

A obra teve início em 1984, com o objetivo de impulsionar o turismo religioso na região, mas foi paralisada por falta de recursos, deixando a imagem incompleta por 39 anos.

Durante esse período, o corpo da estátua permaneceu exposto no alto do morro, enquanto a cabeça de concreto ficou em uma rua localizada a cerca de três quilômetros de distância, em frente à casa da doméstica Antônia Cilda.

A instalação da cabeça marca a retomada dos trabalhos para a conclusão da estátua, que agora integra um projeto do Governo do Ceará. O Estado anunciou a construção de um complexo religioso no Serrote do Cágado, ponto mais alto da cidade, que deverá abrigar uma nova estátua de Santo Antônio com 36 metros de altura.

Projeto e atrasos

Inicialmente, a previsão era de que a nova imagem fosse concluída em 2022, mas o projeto vem enfrentando atrasos. Além da estátua, o complexo deverá contar com museu, mirante, capela, pontos comerciais, escadarias, rampas de acesso e estacionamento, com foco no fortalecimento do turismo religioso na região.

Confira o vídeo:

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria