Compartilhar
publicidade
publicidade
Governo do Ceará pretende plantar 100 mil mudas de árvores nativas até o final de 2022
Todas as árvores a serem plantadas vêm dos viveiros florestais do estado
Yanne Vieira
Foto: TIAGO STILLE

Para reflorestar o estado, o governo do Ceará estabeleceu como meta o plantio de 100 mil mudas de árvores nativas até o final deste ano. Municípios, escolas públicas, Agentes Jovens Ambientais (AJAs) e a iniciativa privada participam da mobilização. Todas as árvores a serem plantadas vêm dos viveiros florestais do estado.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente (Sema), o Ceará possui 3 viveiros próprios, localizados em suas Unidades de Conservação: Parque Estadual Botânico do Ceará (Caucaia), Parque Estadual do Cocó – área Adahil Barreto (em parceria com a prefeitura de Fortaleza) e APA da Serra de Baturité (Pacoti). Juntos, estão fornecendo cerca de 30 mil mudas para a campanha.

Além deles, a Sema conta com a parceria dos viveiros regionais em diversos municípios do Estado. No Cariri, os viveiros estão localizados em Crato e Jardim e abastecem a demanda da região com mudas nativas e visitas pedagógicas.

Artur Bruno, secretário do Meio Ambiente, afirma que “a ideia é descentralizar a produção e a distribuição, de forma a facilitar o acesso da sociedade às mudas e, desta forma, otimizar os processos de florestamento e reflorestamento, principalmente nas áreas degradadas. O Ceará tem mais de 90% do seu território no semiárido e isso requer uma atenção especial para combater o processo de desertificação e atuar na melhoria do clima”, explica.

Ainda de acordo com a Sema, a Festa Anual das Árvores bateu todos os seus recordes, atendendo a 152 municípios cearenses, 300 escolas públicas, 20 Unidades de Conservação Estaduais e centenas de AJAs.

Compartilhar
Comentar