Foto: Reprodução/ YouTube
O deputado federal José Guimarães (PT), líder do governo na Câmara dos Deputados, afirmou no último sábado (11) que a decisão final sobre sua candidatura ao Senado está nas mãos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em entrevista ao podcast As Cunhãs, ele declarou estar “pronto para qualquer missão” e destacou sua lealdade ao presidente.
“Ninguém no Ceará foi mais leal ao Lula do que eu. É o Lula que decide. É claro que não vamos fazer uma campanha à revelia do Camilo e do Elmano, mas é o PT Nacional [que decide]”, disse.
Guimarães informou que o PT Nacional possui 15 nomes prioritários para o Senado e que o seu integra essa lista. Segundo ele, não irá “recuar em nada” e não aceitará que “qualquer pé rapado” seja lançado à vaga. O líder do governo reiterou ainda que, caso não seja candidato ao Senado, não pretende disputar nenhum outro cargo.
Durante a entrevista, Guimarães também criticou potenciais pré-candidaturas que, segundo ele, demonstram falta de compromisso com o governo federal. O deputado citou parlamentares que votaram contra o governo em pautas importantes, como a PEC da Blindagem e a Medida Provisória que previa a taxação de grandes instituições financeiras.
“Eu vejo cada uma dessas pré-candidaturas… Gente que todo dia vota contra o Lula. Olha quem votou na PEC da Blindagem”, declarou, sem citar nomes.

