Compartilhar
publicidade
publicidade
Hemoce altera critérios de doação sanguínea para quem testou positivo para o covid-19; confira
De acordo com o Governo do Estado do Ceará, o Hemoce alterou os critérios de doação de sangue para voluntários que testaram positivo para a covid-19
Romario Sousa
Foto: Divulgação

De acordo com o Governo do Estado do Ceará, o Hemoce alterou os critérios de doação de sangue para voluntários que testaram positivo para a covid-19. A mudança foi estabelecida em nota técnica divulgada pelo Ministério da Saúde para todos os hemocentros do Brasil.

Com a nova regra, pessoas que estão com suspeita ou foram confirmados para o coronavírus, podem realizar sua doação após dez dias da completa recuperação, antes tinham de aguardar 30 dias. Já doadores que tiveram contato com infectados, podem doar após sete dias de sua ultima interação com os positivados.

A mudança vem em um momento, que o país vive um aumento de casos de covid-19 e síndromes síndromes gripais, onde os estoques nos bancos de sangue, estão diminuindo. No começo de janeiro, o Hemoce teve uma redução de 40% no número de doações, quando comparado com o mesmo período do mês anterior.

O que fazer para ser m doador de sangue?

Para se tornar um doador de sangue, é preciso estar bem alimentado, pesar acima de 50kg, estar saudável, ter entre 16 e 69 anos e portar um documento oficial com foto. Menores de 18 anos, devem levar um termo de consentimento que está disponível no site do Hemoce, assinado pelos pais ou responsável legal. Em Fortaleza, os doadores podem ligar para (85) 3101-2305 ou (85) 99681-7597 – WhatsApp.

Locais de doações no Cariri:

Em juazeiro do Norte: R. Beata Maria de Araújo, 30 – Romeirão

Crato: Rua Cel. Antônio Luíz, 1111 – Pimenta

 

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria