Foto: Pachelly Jamacaru
A Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira irá realizar, no dia 12 de junho, a I Trilha Musical Monsenhor Ágio. A programação acontece em memória ao aniversário de 4 anos de morte do Padre Ágio, que faleceu em 12 de junho de 2019.
A programação foi pensada a partir dos hábitos do Padre, e envolvem trilha na Floresta Nacional do Araripe e café da manhã musical, com apresentação do Duo Oigá, da Vila da Música, e dos músicos da Associação dos Condutores de Visitantes e Amigos da Floresta Nacional do Araripe (ACAFA).
Para participar, é necessário se inscrever gratuitamente por meio do link. A I Trilha Musical Monsenhor Ágio conta com o apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação (ICMBio), da Associação dos Condutores de Visitantes e Amigos da FLONA Araripe (ACAFA) e da Sociedade Anônima Anônima de Água e Esgoto do Crato (SAAEC).
Confira a programação:
· 6h – terço na Capela do Belmonte.
· 7h – café da manhã musical (Casa do Guarda – Flona Araripe)
· 8h – trilha dos 3 tornos (trilha leve)
· Contação de história
Após o terço, haverá transporte gratuito saindo da Capela do Belmonte para a Casa do Guarda. Ao final das atividades, o transporte retornará até a Capela.
Sobre o Padre Ágio
O Padre Ágio faleceu em 2019 aos 101 anos de idade, dos quais 50 anos foram dedicados à educação musical com a população camponesa do distrito de Belmonte, Crato-CE, lugar onde viveu até o fim dos seus dias. O religioso desenvolveu no Belmonte um trabalho social inclusivo, que tem como legado o amor pela música, consciência de coletividade e empatia social.
Sobre a Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira
A Vila da Música é o primeiro equipamento cultural de competência do Estado do Ceará no interior, voltado para a formação e fruição cultural. Gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), é fruto da parceria da Secult com a tradicional escola de música Sociedade Lírica do Belmonte (Solibel), fundada pelo Padre Ágio Augusto Moreira na década de 1970.

