Compartilhar
publicidade
publicidade
Incêndio atinge Hospital César Cals, em Fortaleza; pacientes são retirados, mas ninguém ficou ferido
Imagens que circularam nas redes sociais mostraram pacientes sendo retirados às pressas, enquanto uma intensa fumaça tomava parte do prédio.
Nathalie Fernandes
Um incêndio atingiu o Hospital César Cals na manhã desta quinta-feira (13), em Fortaleza.
Pacientes foram retirados às pressas do local. | Foto: Reprodução

Um incêndio atingiu o Hospital César Cals, localizado no Centro de Fortaleza, na manhã desta quinta-feira (13). As chamas começaram por volta das 10h e foram controladas pelo Corpo de Bombeiros cerca de uma hora depois, por volta das 11h15. De acordo com a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), nenhuma área assistencial foi comprometida e não houve feridos.

Imagens que circularam nas redes sociais mostraram pacientes sendo retirados às pressas, enquanto uma intensa fumaça tomava parte do prédio. Pelo menos três bebês foram resgatados em incubadoras e leitos e levados provisoriamente para lojas de um shopping popular próximo ao hospital, até a chegada de ambulâncias. Populares auxiliaram no resgate. Após o controle do fogo, os bebês e outros pacientes começaram a retornar à unidade.

O que diz a Secretaria de Saúde

Segundo a Sesa, o incêndio teve início na subestação de energia do hospital. “As equipes do Corpo de Bombeiros e da concessionária de energia atuaram de forma imediata, controlando as chamas e a fumaça prontamente. Nenhuma área assistencial foi atingida e não há feridos”, informou a pasta em nota.

A secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho, afirmou que entre 10 e 15 pacientes foram transferidos para outras unidades até por volta das 12h30. No total, cerca de 40 pacientes foram impactados pelo incidente.

Nota da Enel

A Enel Distribuição Ceará informou que houve “um defeito interno na rede de energia local, que é de responsabilidade do hospital”, e que realizou um desligamento emergencial para permitir a atuação das equipes de emergência. A empresa também enviou geradores e equipes técnicas para auxiliar no restabelecimento da energia.

Sobre o Hospital

O Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC) é a unidade mais antiga da Secretaria da Saúde do Estado e referência em Ginecologia, Obstetrícia, Clínica Médica, Cirúrgica e Neonatologia. O hospital mantém diversos programas voltados a mães e bebês, como o Banco de Leite Humano, o Método Canguru e a Casa da Gestante, o que explica a presença de recém-nascidos durante o incêndio.

Veja o Vídeo:

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria