
Foto: Richard Lopes
Iniciada no último dia 22 de dezembro e se estenderá até o dia 6 de janeiro as festividades alusivas a terceira maior festa religiosa do Ceará, a festa do Senhor do Bonfim em Icó. As informações são do radialista Richard Lopes.
A festa teve início com o hasteamento da bandeira do Senhor do Bonfim com o acompanhamento da banda de música do município, da benção dos veículos e em seguida de uma missa na igreja do Senhor do Bonfim.
Este ano, por conta a pandemia do Covid-19, os novenários estão sendo realizados todas as noites obedecendo o distanciamento social dos fiéis com utilização de máscaras e álcool em gel, além de um isolamento no local.
O santuário está sendo higienizado para visitação. No dia 1º de janeiro, a tradicional procissão que completa 271 anos de existência, com a imagem do Senhor do Bonfim, Jesus Crucificado, que percorria as principais ruas da cidade não acontecerá.
A procissão reunia cerca de 20 mil pessoas anualmente. No dia primeiro de janeiro, o Frei Cassiano Barbosa circulará a tarde em um carro aberto com a imagem do santíssimo pelas ruas da cidade e em seguida a imagem do Senhor do Bomfim, descerá do trono e ficará para visitação até o dia 6, onde a festa terá seu ponto final.
O frei Cleber, vigário paroquial e frei Cicero, estão auxiliando o pároco oficial, frei Cassiano Barbosa nos novenários.