Compartilhar
publicidade
publicidade
Inovação cearense, Capacete Elmo pode ganhar memorial itinerante
O dispositivo é uma inovação genuinamente cearense que salvou, aproximadamente, 40 mil vidas no Brasil
Yanne Vieira
Foto: Tatiana Fortes

O Capacete Elmo foi criado em abril de 2020 a partir de uma força-tarefa público-privada entre a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), instituições de ensino e empresas durante a pandemia de covid-19. O dispositivo é uma inovação genuinamente cearense que salvou, aproximadamente, 40 mil vidas no Brasil.

A ideia é que a história dessa inovação, genuinamente cearense, seja exposta em diversos pontos do Estado. Nesta quarta-feira (19), a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vai apresentar o projeto “Memorial Itinerante do capacete Elmo” a todos os desenvolvedores do dispositivo, na própria sede da escola.

De acordo com a Sesa, será a primeira vez em que todos os envolvidos vão se reunir presencialmente em um único ambiente. O superintendente da ESP e idealizador do capacete Elmo, Marcelo Alcantara explica o funcionamento do projeto “vamos contar a história por meio deste projeto. Queremos expor todos os protótipos até a versão final do dispositivo, bem como o diploma, a Medalha da Abolição e os nomes de todas as equipes que contribuíram, para que haja um reconhecimento efetivo”, afirma.

No encontro, também serão apresentados um breve resumo com os resultados de pesquisas, números e algumas iniciativas como o Elmo 2.0 e o Elmo infantil. Os participantes serão convidados a expositor suas respectivas participações no projeto, durante a VIII ExpoESP, que acontecerá dos dias 17 a 19 de novembro, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.

A feira científica deve reunir pesquisadores, estudiosos, residentes, profissionais e trabalhadores da saúde do Estado, além de contar com apresentações culturais, palestrantes nacionais, mesas redondas para debates, exposições e feirinha de artesanato e gastronomia. A expectativa é de que cerca de 1.500 pessoas participem da programação ao longo dos dias.

Mais sobre o Capacete Elmo

O projeto do Capacete Elmo foi desenvolvido entre a ESP/CE, Sesa, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Universidade de Fortaleza (Unifor), Universidade Federal do Ceará (UFC) e Esmaltec.

Atualmente, o dispositivo encontra-se em processo de incorporação junto ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Compartilhar
Comentar
+ Lidas

Nenhum dado até agora.

TV Miséria