Ciro Gomes e Elmano de Freitas | Fotos: Reprodução e Carlos Gibaja - Casa Civil
Uma pesquisa de intenção de voto divulgada nesta sexta-feira (19) pelo Ipsos-Ipec, antigo Ibope, aponta o ex-ministro Ciro Gomes (PSDB) na liderança do cenário eleitoral para o Governo do Ceará, a dez meses da eleição. O tucano aparece com 44% das intenções de voto, à frente do governador Elmano de Freitas (PT), que soma 34%, e do senador Eduardo Girão (Novo), com 7%.
Os eleitores que afirmaram votar em branco ou nulo representam 10%, enquanto 5% não souberam ou preferiram não responder. O levantamento ouviu 800 pessoas entre os dias 13 e 16 de dezembro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. Clique aqui para conferir a pesquisa na íntegra.
A pesquisa também simulou um possível segundo turno para o Palácio da Abolição. Nesse cenário, Ciro Gomes aparece com 49% das intenções de voto, dez pontos percentuais à frente de Elmano de Freitas, que registra 39%. Brancos e nulos somam 8%, e 4% dos entrevistados não opinaram.
Quanto à rejeição, o senador Eduardo Girão é o mais rejeitado, com 51% dos eleitores afirmando que não votariam nele de jeito nenhum. A rejeição a Elmano é de 31%, enquanto Ciro Gomes apresenta índice de rejeição de 21%.
Cenário estimulado (1º turno):

Fonte: Ipsos-Ipec
Outras pesquisas
Os números são semelhantes aos apontados por pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas, divulgada nesta semana, que também indicou Ciro Gomes na liderança da disputa pelo Governo do Ceará, com mais de 10 pontos percentuais de vantagem sobre Elmano. No cenário estimulado, Ciro aparece com 46,0%, contra 33,2% do governador e 9,6% de Girão.

