Compartilhar
publicidade
publicidade
Medicamento que interrompe o infarto beneficiou mais de 380 pacientes atendidos pelo SAMU em 2022
O medicamento é capaz de desobstruir a artéria afetada pelo infarto agudo do miocárdio (IAM)
Yanne Vieira
Foto: Fátima Holanda/ SAMU

Em quase seis anos, 1.676 pacientes no Ceará já foram beneficiados com o uso do trombolítico em atendimentos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará. O medicamento é capaz de desobstruir a artéria afetada pelo infarto agudo do miocárdio (IAM), e é administrado de forma precoce nas ambulâncias, aumentando as chances de sobrevivência e reduzindo possíveis sequelas.

Neste ano, 387 pacientes receberam o medicamento. O trombolítico é aplicado no local em que o paciente se encontra em atendimento, pela equipe do Samu 192, que tem 100% de cobertura territorial.

Jefferson Oliveira, médico e gerente da Central de Regulação das Urgências do Eusébio, administrou, pela primeira vez, a medicação em um atendimento, no primeiro semestre de 2018.

A minha sensação foi de gratidão por ter disponível o medicamento na ambulância do Samu 192 Ceará, uma substância de alto custo que pode melhorar consideravelmente as chances de vida, a manutenção da saúde e a qualidade de vida do paciente em caso de um IAM”, continua Jefferson.

Rede de assistência

Para a oferta do medicamento, uma rede de assistência ao paciente infartado foi estruturada. Além do equipamento móvel, que funciona 24h, incluindo feriados, uma equipe de cardiologistas do Hospital de Messejana monitora em tempo real as ocorrências.

O IAM ocorre quando a artéria que irriga o coração sofre uma obstrução. O sangue não consegue levar oxigênio para o órgão, provocando necrose (morte celular ou de tecidos).

O Samu 192 Ceará é gerido pela Fundação Regional de Saúde do Ceará (Funsaúde) e vinculado à Sesa.

 

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria