Compartilhar
Publicidade
Publicidade
No Ceará, Sistema Público de Emprego insere cerca de 90 mil pessoas no mercado de trabalho
O estado ocupa o primeiro lugar na região Nordeste e em segundo no país
Yanne Vieira
Foto: Tatiana Fortes/Governo do Ceará

Nos dois últimos anos, cerca de 90 mil trabalhadores foram inseridos no mercado de trabalho por meio do Sistema Público de Emprego no Ceará, sendo 68,32% de aproveitamento das vagas captadas. O estado ocupa o primeiro lugar na região Nordeste e em segundo no país, com maior número de colocações através das ações de intermediação de mão de obra.

Os dados são do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e contabilizam todas as colocações de janeiro a dezembro de 2021 e 2022.

De acordo com o governo estadual, esse resultado está atrelado à eficiência das políticas de geração de emprego e renda implementadas pela gestão, além da rede de atendimento do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT/Sine), que contempla uma significativa parcela dos municípios cearenses. No mesmo período, 136,4 mil vagas de emprego foram captadas pelas unidades de atendimento.

As maiores ofertas de emprego em 2021 e 2022 foram demandadas pelo setor de serviços, com 50.263 solicitações, seguido da indústria (38.950), comércio (26.779) e construção civil (6.788). As ocupações com mais oportunidades de colocação, neste mesmo período, foram alimentador de linha de produção, trabalhador polivalente da confecção de calçados e vendedor de comércio varejista.

Para o secretário do Trabalho, Vladyson Viana, o estado conseguiu vencer o desafio da pandemia de covid-19, mas “ainda há bastante o que fazer e nós estamos muito comprometidos com a criação e ampliação de ações capazes de alcançar o maior número de trabalhadores, contribuindo com a economia do estado através do combate ao desemprego e às desigualdades sociais”, pontua.

IDT

O IDT/Sine é uma instituição sem fins lucrativos, qualificada pelo Governo do Ceará, como organização social responsável pela execução do sistema público de emprego no Estado. O IDT funciona há mais de 40 anos com atividades como cadastro de trabalhadores, recrutamento, seleção e intermediação para vagas de emprego no mercado de trabalho, habilitação no seguro-desemprego, entre outros.

Em 2021 e 2022, o IDT/Sine atendeu a 1.116.149 mil trabalhadores em todo o Ceará. Segundo o órgão, o serviço mais demandado é a procura por vagas de emprego. O seguro-desemprego também se destaca no atendimento. Nesse caso, ao procurar a unidade para requerer o benefício, o trabalhador também preenche um cadastro para participar do processo de intermediação visando a sua recolocação no mercado.

Compartilhar
Loading spinner
Comentar
+ Lidas
Publicidade