
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Nesta quarta-feira (23), o Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec) lança o selo Alimento Seguro Nutec. A certificação confere a produtores e consumidores um acompanhamento técnico em relação à segurança alimentar e nutricional, com base nos parâmetros de Segurança de Alimentos. A cerimônia deve acontecer às 9h na Ceasa de Maracanaú, com a presença da primeira-dama e idealizadora do Programa Mais Nutrição, Onélia Santana.
O selo também garante as boas práticas de fabricação, pesquisa, avaliação dos padrões de identidade e contaminantes exigidos por legislação sanitária, garantindo confiabilidade e credibilidade nas etapas de produção e comercialização de alimentos.
De acordo com Francisco Magalhães, presidente do Nutec, “o selo representa o compromisso e a prática da excelência em relação à segurança alimentar e nutricional. O Nutec há muito tempo é referência nacional nesta área”, conclui.
Segundo a Nutec, para obter o selo, a equipe técnica do Nutec submete o produto a um acompanhamento rigoroso através de uma programação periódica de análises laboratoriais, incluindo ensaios químicos, físico-químicos e microbiológicos, além de consultoria técnica especializada. As análises necessárias são aquelas exigidas por órgãos de regulamentação, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e variam dependendo do tipo de produto.
Ainda de acordo com o Núcleo, a empresa que receber a certificação poderá fazer uso do selo nas embalagens do produto em questão, no estabelecimento, no site, e em toda sua comunicação, com o objetivo de oferecer transparência a seus consumidores. O empreendimento será vistoriado anualmente para acompanhamento da manutenção da certificação.
Programa Mais Nutrição
O Nutec é parceiro do Programa Mais Nutrição nas análises de alimentos e controle de qualidade desde a sua criação, em 2019. Compondo o programa Mais Infância Ceará, idealizado pela primeira-dama Onélia Santana, a ação garante a segurança alimentar e nutricional regular a milhares de famílias em situação de vulnerabilidade do estado. São mais de 1.256 toneladas de alimentos doados para 127 entidades, além de cearenses nas mais diversas situações, em um total de 67.274 pessoas de 41 municípios.