Foto: Reprodução/Ascom Sedet
O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), recebeu nesta terça-feira (19) pesquisadores da Universidade de Davis, na Califórnia. Para uma troca de experiências com foco na utilização da água na agricultura.
Os professores Richard Snyder e Daniele Zaccaria, vieram à Fortaleza ministrar palestras sobre o uso eficiente de água na agricultura, além de apresentar técnicas de irrigação aplicadas no estado norte-americano, cujo clima se assemelha ao do Ceará.
As palestras que foram financiadas pelo Banco Mundial, ocorreram de forma inédita no Brasil e tem o objetivo de melhorar a gestão da água no estado. Os pesquisadores iniciarão por Limoeiro do Norte, municípios da Região do Cariri e posteriormente na transposição do rio São Francisco.
A ideia dos encontros é estabelecer uma união de Sedet e Funceme, juntamente com o conhecimento dos americanos em agricultura irrigada, a fim de gerar emprego e renda nas regiões atendidas.
As boas práticas já vivenciadas pelos agricultores da Califórnia, podem ajudar a aumentar a produtividade da agricultura irrigada no Ceará. “A Califórnia, que se destaca no cultivo de frutas e castanhas, tem um clima semelhante ao do Ceará e também sofre com problemas de acesso à água para a agricultura”, comenta Zaccaria.
Universidade da Califórnia em Davis (também conhecida como UCD, UC Davis ou Davis), é uma instituição pública de pesquisa e um dos 10 campi do sistema da Universidade da Califórnia (UC). Localizada na cidade de Davis, Califórnia, a oeste de Sacramento, e tem a terceira maior inscrição no sistema da UC. A UCD foi rotulada como uma das “Ivy Públicas”, um campus com financiamento público, considerada com qualidade de educação comparável à da Ivy League.

