Compartilhar
Publicidade
Publicidade
PIB cearense cresce 0,96% em 2022
O resultado ficou abaixo da média nacional, que em 2022 cresceu 2,9%.
Paulo Junior
Foto: Governo do Estado do Ceará

Na tarde desta segunda-feira (20), o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) divulgou o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará em 2022. De acordo com o instituto a economia cearense cresceu abaixo da média nacional. O PIB do Ceará ampliou seu tamanho em 0,96%, já o PIB nacional cresceu 2,9% no mesmo período.

O Ipece apontou que o incremento da economia do estado se deu primordialmente graças a agropecuária que ampliou seu tamanho em 7,7%. O setor de serviços também impactou positivamente o resultado.  Um dos pontos que puxou o PIB para baixo foi a indústria, que no Ceará recuou cerca de 6,28%.

Ao assumir o Palácio da Abolição, em janeiro, Elmano (PT) articulou um pacote econômico que foi posteriormente aprovado pela Assembleia Legislativa. Entre os pontos do pacote estava um empréstimo de até R$900 milhões junto ao Banco do Brasil, o dinheiro seria usado para amortizar a dívida do estado, e abri espaço apara investimento que poderiam melhorar os resultados primários do estado.

O pacote também previu aumento de impostos e a diminuição de alguns incentivos fiscais, o que gerou críticas em diversos setores da política, pois poderia afastar indústrias do Ceará.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade