Foto: Ascom Sema
A Secretaria Meio Ambiente do Ceará (SEMA) mudou de nome para Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima, mas a sigla permanece a mesma. Segundo a secretária da pasta, Vilma Freire, a alteração está alinhada ao Governo Federal e ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) que também passou a ser denominado de Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.
“Para além do simbolismo de um novo nome, a ideia é que a agenda climática e socioambiental seja tratada por todos os setores da sociedade cearense como uma agenda transversal, com a devida importância que a temática requer”, disse por e-mail a secretária Vilma Freire.
A SEMA é a primeira secretaria no país a incorporar a nova nomenclatura.
Agenda Climática no Estado
Na quarta-feira (1º), Vilma Freire participou de uma conferência com a equipe do Centro Brasil no Clima (CBC), com o objetivo de fortalecer as parcerias nacionais e internacionais da Agenda Climática do Estado.
A CBC é uma organização que trabalha para impulsionar a descarbonização da economia brasileira e proteger a biodiversidade.
Na ocasião, o consultor do CBC, Victor Anequini, destacou o protagonismo do Ceará quanto ao tema Mudança Climática, além disso, destacou o Hidrogênio Verde e a nova nomenclatura da SEMA, “vocês deram um grande passo”, afirmou.

