FOTOS: THIAGO GASPAR/ GOV. DO CEARA
Na tarde dessa quinta-feira (19), foi lançada a primeira molécula de Hidrogênio Verde (H2V) produzida no Ceará e no país. O momento representa a consolidação da primeira etapa do projeto piloto de H2V, desenvolvida no Complexo Termelétrico do Pecém (UTE Pecém), em São Gonçalo do Amarante, que tem à frente a EDP Brasil e parceiras estratégicas.
O desenvolvimento da planta de H2V é considerado um importante marco para a geração de energia limpa no País. Com investimento de R$ 42 milhões, a unidade instalada no Complexo do Pecém é a primeira do Ceará, da América Latina e a primeira do Grupo EDP.
Estiveram presentes na ocasião, o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, o CEO da EDP Brasil, João Marques da Cruz, o embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos, entre outras autoridades.
Alexandre Silveira, destacou que esta área é uma das fortes apostas do novo Governo Federal. “A agenda de transição energética terá absoluta prioridade, pela importância dessa agenda para o desenvolvimento social, econômico e industrial do nosso país. Além de fazer parte da nossa contribuição internacional da redução das emissões de gases de efeito estufa nos âmbitos do Acordo de Paris”, afirmou o ministro.
Elmano reforçou o impacto da produção do combustível para os cearenses, “o que aconteceu aqui pode nos dar a oportunidade histórica de elevação de renda para o nosso povo, de dar oportunidade de emprego para o nosso povo […] Não é só aumentar o PIB do Ceará, é mudar de vez a vida de milhares e milhares de cearenses por meio da produção de energia. Nós podemos ter grandes plataformas de energia solar, mas também poderemos ter pequenas e isso significa tirar nosso povo da extrema pobreza, e fazê-los terem renda”, finalizou.

FOTOS: THIAGO GASPAR/ GOV. DO CEARA
Produção de Hidrogênio Verde
Considerado um combustível universal, o hidrogênio, em sua versão verde, pode ser obtido ao se utilizar energia renovável, como é o caso da energia eólica, da energia solar/fotovoltaica e do processo de separação da molécula de hidrogênio da molécula de oxigênio existente na água. Todas fontes abundantes no Ceará.
A planta de Hidrogênio Verde (Pecém H2V) da EDP é um projeto de Pesquisa & Desenvolvimento da UTE Pecém. Contempla uma usina solar com capacidade de 3 MW e um módulo eletrolisador de última geração para produção do combustível com garantia de origem renovável, com capacidade de produzir 250 Nm3/h do gás.

