Reunião da cúpula do PL, realizada na terça-feira (2). Foto: Reprodução / Redes Sociais.
O Partido Liberal (PL) anunciou na última terça-feira (2) que suspendeu as conversas que vinham sendo feitas com o PSDB no Ceará para a formação de uma chapa de oposição ao Governo Elmano (PT), durante as eleições de 2026. Há meses, é ventilada a possibilidade de Ciro Gomes (PSBD) encabeçar a aliança composta pela direita.
A informação foi divulgada pelo PL Mulher, por meio de nota nas redes sociais, e surge após a ex-primeira dama, Michelle Bolsonaro (PL), questionar o apoio a uma eventual candidatura de Ciro Gomes. “Fazer aliança com o homem que é contra o maior líder da direita, isso não dá”, afirmou, durante o evento de lançamento da pré -candidatura de Eduardo Girão (Novo) ao Governo do Ceará, realizado em 30 de novembro.
Após a declaração, o presidente estadual do PL no Ceará, André Fernandes, que vinha conduzindo as conversas com o PSBD, afirmou em coletiva de imprensa que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deu respaldo à movimentação partidária. Outros nomes da legenda também se manifestaram publicamente contra a intervenção de Michelle, incluindo os filhos do ex-presidente.
O que diz a cúpula do PL
Com o assunto em alta, a cúpula do partido reuniu-se para debater o cenário político do Ceará. O momento contou com a participação do presidente nacional da legenda, Valdemar Costa Neto, e dos senadores Rogério Marinho (PL) e Flávio Bolsonaro (PL), além de Michelle e André.
“Após o término da reunião da cúpula, ficou definido que André Fernandes continua encarregado de buscar uma alternativa viável, que respeite os valores e princípios ligados à direita conservadora e que aumente as chances de derrotar o projeto da esquerda no estado, capaz de reestabelecer a segurança, a ordem, e o bem-estar dos cidadãos no Ceará”, disse trecho do comunicado.
Ainda, de acordo com a nota, Michelle e André tiveram uma reunião privada, onde conversaram sobre o desentendimento que cercou o lançamento da pré-candidatura de Girão. “Ambos falaram da admiração que sentem um pelo outro e alinharam os próximos passos”, destacou a cúpula.
Por fim, as lideranças do PL informaram que a estratégia estadual a ser adotada será “definida após a análise e a aprovação, por parte da cúpula nacional e da presidência estadual do partido, das alternativas e projetos que serão apresentados pelo Deputado André Fernandes”.

