Foto: Reprodução
Prefeitos da Associação dos Municípios do Cariri Oeste (Amcoeste), presidida pelo prefeito de Nova Olinda, Ítalo Brito (PP), se reuniram com técnicos e gestores da Associação dos Prefeitos do Ceará (Aprece) e da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado do Ceará (Undime). A pauta foi o pagamento de abono para profissionais da educação e o reajuste salarial para profissionais da rede pública de ensino.
O encontro foi realizado por videoconferência. Na ocasião, foi discutida a insegurança jurídica que envolve o pagamento do abono, que tem preocupado as gestões municipais, com os prefeitos temendo possíveis consequências futuras.
O prefeito de Nova Olinda e presidente da Amcoeste, Ítalo Brito, afirmou que é importante discutir a pauta da classe, mas que também deve ser levado em consideração a situação e o cenário da educação após o retorno das aulas presenciais.
“Achamos que é justa a classe dos professores receberem o reajuste dada sua importância à educação. Mas, pelo zelo e cuidado administrativo, é [importante] saber de onde virá esse recurso, porque sabemos que nesses dois últimos anos foram anos que tiveram rateio, mas em compensação muitos serviços não aconteceram por completo, como transporte escolar e merenda escolar”, disse Ítalo.
Agora, os gestores municipais aguardam nota técnica da Aprece e da Undime explicando como os prefeitos deverão agir.

