Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Produção e regulamentação do hidrogênio verde é pauta em reunião do Consórcio Nordeste
Antes do encontro com os gestores, o governador Elmano de Freitas (PT) falou em coletiva de imprensa sobre a pauta energética.
Yanne Vieira
Foto: (Reprodução)

Nesta sexta-feira (5), o estado do Ceará sedia a reunião do Consórcio Nordeste, que visa atrair investimentos e alavancar projetos de forma integrada para os nove estados da região. Antes do encontro com os gestores, o governador Elmano de Freitas (PT) falou em coletiva de imprensa sobre a pauta energética.

“Daqui sairão decisões muito importantes para favorecer o desenvolvimento do projeto de hidrogênio verde e de energia renovável, que são decisivas para o desenvolvimento econômico do nosso estado e da região”, avaliou Elmano na chegada ao Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, onde ocorre o encontro.

O gestor ressaltou, ainda, a importância do Ceará sair na frente em relação ao hidrogênio verde. “Há uma grande mudança de matriz energética no mundo que demanda por produção de mercadorias, tendo como base a energia limpa, e o Brasil pode ser o grande protagonista da mudança na industrialização[…] Podemos utilizar a nossa energia solar e eólica para garantirmos o desenvolvimento econômico, atraindo indústrias para a nossa região”, pontuou.

Ainda de acordo com Elmano, a parceria do Governo Federal com os estados deve favorecer o cenário econômico nacional, em especial a regulamentação do hidrogênio verde, que tramita no Senado e vai tramitar no Congresso.

Foto: Ascom Casa Civil

Será discutido, ainda, a prorrogação do prazo das outorgas para que haja compatibilidade e coerência entre o prazo de operação das usinas e a existência de linhas de transmissão, além da expectativa do anúncio de leilão para investimento em linhas de transmissão no Nordeste.

Sobre o Consórcio

Criado em 2019, o Consórcio Nordeste tem se consolidado com uma estratégica ferramenta de gestão à disposição dos seus entes consorciados, além de fortalecer os pactos de governança.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade