Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Programa distribui três milhões de quilos de alimentos no Ceará
O trabalho é realizado por 134 entidades comunitárias e cozinhas sociais
Yanne Vieira
Foto: Ascom SPS

O Programa Mais Nutrição ultrapassou a marca de três milhões de quilos de alimentos distribuídos no Ceará. O modelo tem como objetivo captar e doar alimentos saudáveis para pessoas em situação de extrema vulnerabilidade social. O programa é uma iniciativa do Governo do Ceará, através da Secretaria da Proteção Social (SPS), Secretaria do Desenvolvimento Agrário, Ceasa e Instituto Agropolos.

Frutas e hortaliças são transformadas em sopas e polpa de frutas, e têm como destino final quase 30 mil pessoas. 134 entidades comunitárias e cozinhas sociais realizam o trabalho nos municípios de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. A partir dos alimentos excedentes, os itens são processados e distribuídos diariamente às entidades beneficiadas.

“O combate à fome e a garantia de alimentação saudável às pessoas em situação de vulnerabilidade social é prioridade do Governo do Estado. Por meio do Mais Nutrição, estamos viabilizando comida saudável, rica em nutrientes e vitaminas, na mesa de milhares de crianças, jovens, adultos e idosos, de comunidades com baixos índices de desenvolvimento econômico e social. Esse é um programa modelo para todo o País, e que segue avançando no Ceará”, destaca a titular da SPS, Onélia Santana.

A operacionalização do Mais Nutrição ocorre em dois bancos de alimentos (in Natura), uma fábrica de mix de legumes e duas fábricas de polpas de frutas. “As frutas e legumes são selecionados criteriosamente, higienizados, processados e distribuídos às entidades comunitárias e cozinhas sociais conveniadas com o Estado”, explica a coordenadora de Segurança Alimentar e Nutricional da SPS, Regina Praciano.

Regina destaca que as entidades, selecionadas por edital, passaram, após a inserção do programa, a serem inseridas em outras políticas de segurança alimentar, como o Vale Gás Social. A cada entrega do benefício, cada entidade recebe dois tíquetes que equivalem a duas recargas de botijão de gás.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade