Foto: Helene Santos / Casa Civil
Os 184 municípios cearenses serão beneficiados com a nova etapa do Programa Sinalize. Lançado em 2017, a inciativa tem como principal objetivo diminuir o número de acidentes de trânsito e de vítimas fatais por meio de investimentos na segurança viária. Além da pavimentação, o projeto inclui sinalização vertical e horizontal nas vias.
O anúncio foi feito na última terça-feira (16), durante solenidade no Palácio da Abolição, em Fortaleza. Ao todo, serão 3.510.000 m² de pavimentação distribuídos entre as cidades, com investimento total de R$ 230 milhões. Os investimentos para as malhas asfálticas variam de acordo com o número de habitantes:
- Até 20 mil habitantes, 10 mil m²;
- De 20 a 50 mil habitantes; 20 mil m²;
- Acima de 50 mil habitantes, 30 mil m².
Destaca-se que a decisão de quais vias serão requalificadas é dos prefeitos. As ações serão executadas pela Superintendência de Obras Públicas (SOP), em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e gestões municipais.
Segundo o titular da SOP, Valdeci Rebouças, a nova fase do programa é uma oportunidade de geração de emprego. “Estamos falando de um programa que atende a todos, independente de partido político daquele município, que beneficia a nossa população”, disse.
Cariri
Entre os gestores caririenses presentes no evento estiveram Guilherme Saraiva (PT), Salviano Alencar (PDT), Samuel Cidade (PT), Rondilson Ribeiro (PT), Eronildes Santos (PSB), Derson (MDB), Antônio Filho (PDT), Zé Gordinho (PT), Moésio Loiola (PSB), Acácio Leite (PT), Deda (PDT), Marconi Tavares (PT), João Paulo (PT), Libório (PSB) e Angin (PT).

