Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Projeto que implantou energia solar em escolas do Ceará concorre a Troféu Painel
A premiação é realizada pelo Instituto Besc de Humanidades e Economia. A votação está aberta e segue até o dia 30 de junho no site.
Yanne Vieira
Foto: Ascom Seinfra

O projeto de implantação de sistemas fotovoltaicos em 32 escolas públicas do Estado do Ceará está concorrendo ao Troféu Painel, uma premiação que destaca profissionais, empresas e órgãos governamentais, com projetos de infraestrutura de energia e de transporte. A premiação é realizada pelo Instituto Besc de Humanidades e Economia. A votação está aberta e segue até o dia 30 de junho no site.

O projeto foi desenvolvido pelo Governo do Ceará, através da Secretaria da Infraestrutura em parceria com a Secretaria da Educação, e tem como objetivo estimular a geração de energia baseada em fontes renováveis e incentivar a sustentabilidade no ambiente escolar.

“Estamos muito felizes com essa indicação, pois o projeto das escolas é uma iniciativa muito nobre e eficiente, visto que faz parte das ações da atual política de sustentabilidade energética do Governo do Ceará. Além de trazer eficiência energética para as escolas, a instalação dos sistemas fotovoltaicos significa redução de custos com energia elétrica, promovendo economia para o Estado”, celebrou o secretário da Infraestrutura, Antonio Nei.

Estima-se que, quando todas as 32 escolas estiverem com os sistemas em funcionamento, a economia referente a energia elétrica é de aproximadamente R$ 1 milhão, por ano. Os recursos investidos, no valor de R$ 8,8 milhões, são do Fundo de Incentivo à Eficiência Energética e Geração Distribuída do Ceará (FIEE), administrado pela Seinfra.

“O Ceará é pioneiro na instalação dos módulos fotovoltaicos em escolas públicas. A implantação dos sistemas fotovoltaicos em nossas escolas, além de promover a economia nas contas de energia, contribui com a sustentabilidade ambiental”, destacou a secretária da Educação, Eliana Estrela.

Das 32 escolas, 29 já estão gerando energia solar. As outras três instituições estão em fase de conclusão de implantação dos sistemas. As usinas contam, ao todo, com 3.500 placas solares.

Sobre o projeto

A implantação dos sistemas fotovoltaicos é resultado da atual política energética do Estado, que prioriza as fontes renováveis de energia, contribuindo com a sustentabilidade ambiental. Também atende uma das premissas do Governo do Estado que é de que todo prédio público contemple o uso de fonte renovável e eficiência energética, proporcionando mais economia nas contas de energia, expandindo a capacidade de geração própria e contribuindo para a modernização das instalações elétricas dos órgãos e entidades da administração pública.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade