Compartilhar
publicidade
publicidade
Quartéis do Corpo de Bombeiros do Ceará recebem treinamento para prevenção de suicídio
O projeto visa a capacitar de 80 a 90% do efetivo total de bombeiros
Yanne Vieira
Foto: Ascom CBMCE

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) iniciou uma série de treinamentos para prevenção e pósvenção em casos de suicídio. A ação tem como meta capacitar profissionais de todos os quartéis de bombeiros do estado cearense.

No dia 07 de novembro, a primeira capacitação ocorreu no Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) e foi ministrada pelos tenentes coronéis Edir e Erle, além do efetivo bombeiro militar e a Tenente Coronel Mavis Rios da Polícia Militar do Ceará (PMCE).

Já no dia 08 de novembro, foi ministrado o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) grupos 01 e 02, na Academia Estadual de Segurança Pública, para bombeiros e policiais militares que ocorreu com a presença também do Comandante Geral Ronaldo e do TC Wagner que fizeram uso da palavra no evento.

Outras ações foram realizadas nos municípios de Canindé e Guaramiranga. O projeto segue por mais 27 dias e será realizado ao longo de mais 07 meses, percorrendo todas as regiões do Estado do Ceará onde existam quartéis de Bombeiros.

O comando do CBMCE visa a capacitar de 80 a 90% do efetivo total de bombeiros para aplicarem a estratégia guardiões da vida que é composta por cinco pilares: o saber; o conhecer sobre o suicídio e sua prevenção; saber identificar sinais de alerta para autoextermínio; saber comunicação em crise suicida utilizando o método IBED ( intervenção baseada em escuta e diálogo); promover o encaminhamento a serviços de saúde e o acompanhamento de bombeiros para verificar a resolução da crise e/ou ensejar novos cuidados.

A estratégia guardiões da vida tem-se mostrado como ação mitigadora de suicídios em várias instituições de segurança pública do Brasil, como Polícia Federal, Polícia Penal, Exército Brasileiro, SAMU e outras. Em caso de crise, é possível também ligar para o número do CVV 188 e/ou acionar as forças de segurança pública pelos telefones 190, 192 e 193.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria