Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Segundo Funceme, 77 municípios cearenses registraram precipitações neste domingo (16)
No Cariri, os maiores acúmulos de chuva devem acontecer entre a madrugada, manhã e noite deste domingo (16) e segunda-feira (17)
Clara Karimai
Foto: Dejaci Vieira/ Funceme

De acordo com o sistema de monitoramento da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), 77 municípios cearenses amanheceram debaixo de chuva neste domingo (16). As precipitações foram registradas principalmente nas cidades do interior do estado.

Em dados atualizados do sistema da Funceme, a maior chuva registrada se deu na cidade de Guaraciaba do Norte, com 95 milímetros, seguida por Russas, com 80,6 milímetros e São Benedito, com 80 milímetros. O órgão apontou também que, para este final de semana, a previsão é de céu variando de nublado a parcialmente nublado com chuvas em todas as macrorregiões.

As chuvas registradas na faixa do litoral têm relação com áreas de instabilidades advindas do Oceano Atlântico e pelo sistema de brisa, ou seja, correntes de ventos noturnos que sopram do continente para o oceano.

Nos municípios do Interior, entre os principais fatores que podem ter influenciado para as chuvas são os efeitos locais, como temperatura e umidade elevadas, assim como a interação dos ventos com o relevo, que podem favorecer a ocorrência de precipitações isoladas.

A previsão para este domingo (16) e a segunda-feira (17), os maiores acúmulos de chuva devem acontecer nas regiões do Cariri, Ibiapaba e do Sertão Central Inhamuns entre a madrugada, manhã e noite, com chuva moderada a forte, e fraca a moderadas nas demais regiões.

10 cidades que registraram maiores chuvas

Guaraciaba Do Norte (Posto: Guaraciaba do Norte): 95 mm

Russas (Posto: Peixe): 80.6 mm

São Benedito (Posto: São Benedito): 80 mm

São Benedito (Posto: Sítio Chapadinha): 65.4 mm

Russas (Posto: Russas): 60.9 mm

Guaraciaba Do Norte (Posto: Morrinhos Novos): 55 mm

Quixeramobim (Posto: Radar Quixeramobim): 53 mm

Quiterianópolis (Posto: Monteiro): 52 mm

Ibiapina (Posto: Sítio Tauã de Baixo): 51 mm

Jaguaruana (Posto: Borges): 51 mm

 

 

Compartilhar
Loading spinner
Comentar
+ Lidas
Publicidade