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Sesa Ceará disponibiliza plataforma digital para que pacientes tenham informações sobre procedimentos cirúrgicos
Equipes também estão disponíveis por WhatsApp, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, para tirar dúvidas e disponibilizar o status da espera de quem busca o serviço
Clara Karimai
Foto: Hiane Braun/Governo do Ceará

A Secretaria de Saúde (Sesa) do Ceará divulgou o acesso de pacientes, em tempo real, às informações sobre cirurgias eletivas que se encontram nas filas de espera para realização dos procedimentos. A plataforma Plantão Cirurgias, por meio das ferramentas Saúde Digital e Ceará App, permite ao paciente o monitoramento da posição que ocupa e o contato para realização da cirurgia.

De acordo com a titular da pasta, Tânia Mara Coelho, a estratégia possibilita mais transparência.

“Por meio das plataformas digitais, os cidadãos podem monitorar a posição que ocupam na fila das cirurgias eletivas. Para isso, reiteramos a importância da atualização do cadastro. É por meio dele que faremos o contato com os pacientes e garantiremos, de fato, o acesso à saúde”, destaca a secretária.

Para a verificação, é preciso realizar um cadastro durante o primeiro acesso na plataforma. Serão solicitados dados como CPF, número de telefone, endereço e e-mail. Caso o paciente já possua login e senha, as informações devem estar atualizadas. Isso permitirá que a pessoa seja localizada e, quando contatada, receba as explicações necessárias para o procedimento.

Equipes também estão disponíveis por WhatsApp, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, para tirar dúvidas e disponibilizar o status da espera de quem busca o serviço.

Comprovação do pedido

Se, apesar do cadastro, o nome não aparecer na fila, pode significar que o usuário, após análise, não teve indicação para realizar o procedimento ou ainda aguarda no sistema de consultas ambulatoriais para avaliação com especialista. Também pode ocorrer de o município de origem não ter incluído o paciente na lista de espera ambulatorial do Estado, e sim na fila cirúrgica do município, já que não existe uma única Central de Regulação.

Em todos os casos, o cidadão deve buscar a comprovação da solicitação na fila ambulatorial do sistema de Regulação estadual junto aos equipamentos de saúde da origem do pedido.

“Todos participam do fluxo de garantia das cirurgias, mas ambos, Município e Estado, têm atribuições importantes nesse processo. Por ser o ponto mais próximo do usuário, a atenção básica tem o papel de fazer a articulação com as unidades da rede municipal e coletar as informações para, então, solicitar o serviço ao Estado, caso o procedimento não possa ocorrer na localidade”, explica o coordenador de Regulação e Controle do Sistema de Saúde (Corac) da Sesa, Luiz Guilherme Costa.

Atualização constante                   

O caráter dinâmico da fila deve-se à quantidade de operações realizadas e ao cadastro de novos pedidos diariamente. Por isso, a Sesa também atualiza constantemente os bancos de dados a fim de evitar possível duplicidade de informações.

Serviço

Atualização cadastral:

Plantão Cirurgias: (85) 3219-6073 / 3219-9366 / 3101-2610
Sala de Situação das Cirurgias Eletivas: (85) 3219-4210/ 3101-5217/ 3101-2666/ 3488-2136

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