
O envio é automático, sem necessidade de cadastro. Foto: Jonathan Lins/ Secom Maceió
Todos os estados do Nordeste terão, a partir desta quarta-feira (18), a nova ferramenta de comunicação emergencial do Governo Federal: o Defesa Civil Alerta. O sistema tem o objetivo de alertar a população em situações climáticas extremas, por meio de alerta sonoro e textual na tela dos celulares.
Com isso, espera-se que as pessoas alertadas a tempo possam buscar um local seguro em caso de desastres ambientais. No último sábado (14), o sistema foi testado em 36 municípios das nove capitais nordestinas. De acordo com o Governo Federal, os conteúdos e critérios de envio serão definidos pelas Defesas Civis estaduais, com base em protocolos técnicos.
“Essa ferramenta foi criada para que o aviso chegue antes que o perigo alcance as pessoas. Nosso compromisso é salvar vidas, garantindo que a população receba alertas em tempo hábil para agir com segurança”, afirmou o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.

Sistema foi testado no último sábado (14) nas nove capitais do Nordeste. Foto: Yasmin Fonseca/MIDR.
Como o alerta chega no celular?
O sistema utiliza a tecnologia de cell broadcast, com mensagens de texto acompanhadas de sons audíveis, e funciona mesmo que o aparelho esteja no modo silencioso. O envio é automático, sem necessidade de cadastro, e funciona em aparelhos conectados às redes 4G e 5G em áreas sob risco de desastres.
A iniciativa segue uma determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), de outubro de 2022, que orientou a modernização do sistema de notificações públicas de desastres no país. A expectativa é de que o programa seja ampliado para as regiões Norte e Centro-Oeste no segundo semestre deste ano.