Compartilhar
publicidade
publicidade
Tamarineira histórica de quase 300 anos cai em Icó; população lamenta a queda da árvore
Redação
Tamarineira histórica de quase 300 anos cai em Icó; população lamenta a queda da árvore
Tamarineira histórica de quase 300 anos caiu em Icó (Richard Lopes)

Uma Tamarineira gigante, com quase 300 anos, caiu na manhã de hoje na rua Desembargador José Bastos, levando parte da história de Icó. O professor Cláudio Pereira, lembra que a árvore foi plantada por Glória Dias e guardava uma grande sombra e muita história da terra dos Icós.

A secretária do meio ambiente do município, Verineide Andrade, esteve no local com sua equipe de servidores e lamentou a queda da Tamarineira. A secretária disse que a árvore estava completamente comprometida com cupim, e muito podre a sua pesada estrutura.

Nas redes sociais, os icoenses lamentaram a queda da histórica Tamarineira. Eram duas árvores, agora restou uma.

O advogado Fabrício Moreira, que mora em frente, disse que caiu uma grande parte da história de Icó com o Tamarineiro. O historiador Altino Afonso, revelou que o Tamarineiro tinha uma média de 300 anos e foi plantado pela senhora Glória Dias, filha do Barão e Visconde de Icó, Fernando Vieira.

O historiador Altino Afonso, acrescentou que em meados de 1.850, o Barão do Crato, Bernardo Brandão Duarte, incomodado com as frondosas árvores plantadas por Glória, que servia de abrigo e sombra para viajantes, com suas tropas de animais, que o incomodavam com o barulho, a sujeira e o mal cheiro deixado pelos bichos, ameaçou cortar as árvores, mas recebeu como resposta de Glória, que se atrevesse, ela iria explodir o sobrado dele, e para isso encomendou uma grande quantidade de pólvora em uma carroça.

O barão, conhecedor da coragem e valentia da mulher, acabou recuando do plano. Toda pólvora foi doada para os festejos do Senhor do Bomfim, que a partir daí fez surgir a tradição dos fogos, dia 01 de janeiro logo após a procissão com a imagem de Jesus crucificado.

Glória Dias era uma das mulheres mais poderosas de Icó, no cenário político e econômico. As informações são do correspondente Richard Lopes.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria