Foto: Ana Paula Lima – Dcom/UFCA
Foram inauguradas na última sexta-feira (6), as instalações do Centro de Educação a Distância da Universidade Federal do Cariri (Cead/UFCA), no município de Icó. O Cead funcionará no antigo prédio da Receita Federal, cedido para a Universidade.
A criação do Cead/UFCA, idealizado desde antes da pandemia de covid-19 e da adoção emergencial do Ensino remoto na UFCA, foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consuni/UFCA) em fevereiro deste ano.
Além do polo em Icó, a Universidade terá outros 11 polos vinculados ao Cead/UFCA, nos municípios de Assaré, Caucaia, Iguatu, Itapipoca, Maracanaú, Maranguape, Milagres, Missão Velha, Nova Olinda, Santana do Cariri e Senador Pompeu. De acordo com o diretor do Cead/UFCA, Nilo César Batista, está prevista, para o Cead/UFCA, a oferta de cursos tecnólogos (com duração de dois anos); de licenciaturas (para formação de professores) e também de especializações (cursos de pós-graduação lato sensu) – todos a distância. Somados, os cursos devem oferecer 800 vagas para ingresso até janeiro de 2023. As primeiras aulas devem começar em agosto deste ano.
A modalidade de ingresso nas formações oferecidas pela UFCA em EaD será a mesma dos cursos presenciais: via Sistema de Seleção Unificada (SiSU/UFCA), no caso das graduações, e via editais, no caso dos cursos de pós-graduação. A oferta dos cursos do Cead/UFCA está sendo realizada de duas formas: por meio de oferta própria da UFCA, análoga aos cursos presenciais, e por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB). A UAB oferece cursos EaD em polos de universidades públicas em todo o Brasil, por meio de editais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Para que a UFCA possa receber cursos EaD oferecidos por editais da Capes, a Universidade foi credenciada junto à UAB. “São vários cursos [previstos para o Cead/UFCA]. Na área de licenciaturas, Geografia, Filosofia e Matemática. Faço notar que o curso de Geografia é um curso ofertado pela Universidade Estadual do Ceará [Uece], que vai ofertar 30 vagas para o Icó e o edital já está aberto”, explicou Nilo.
Além das licenciaturas, serão ofertados os cursos tecnólogos em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (criado pelo curso presencial da UFCA de Ciência da Computação) e o de Design de Mídias Digitais (criado pelo curso presencial em Design). De pós-graduações, os cursos previstos são a especialização em Administração Pública e a especialização em Tecnologias Educacionais e Design Instrutivo. Ainda conforme destacado pelo professor Nilo, a modalidade EaD vai democratizar o acesso ao Ensino Superior também àqueles e àquelas que não podem cursar uma graduação presencialmente: “Nós vivemos no mundo digital, na Era Digital. Então, nós temos que pensar novas mediações pedagógicas, novas tecnologias da Educação que possam alcançar e ampliar o maior número de oportunidades para a população”, disse em seu discurso, na inauguração do Cead/UFCA.
Com a inauguração do Centro, a Universidade deixa uma lista de seis universidades em todo país (considerando as universidades federais, as estaduais e também as privadas) que ainda não oferecem cursos de graduação ou de pós-graduação na modalidade EaD – em um universo de 141 instituições.
Com informações de Dcom UFCA

