Compartilhar
publicidade
publicidade
Última semana de abril deve ser de chuva isolada em todo o Ceará; veja índice acumulado
As chuvas previstas devem ocorrer em virtude de áreas de instabilidade, efeitos locais, sistema de brisa, temperatura, relevo e umidade
Yanne Vieira
No Ceará, abril encerra com chuvas abaixo da média esperada para o mês
(Foto: Divulgação/Funceme)

O boletim meteorológico da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), prevê que a última semana do mês de abril começa com alta possibilidade de chuva em todas as macrorregiões, variando entre 40% e 70% de chances de precipitações ao longo do estado.

Para esta terça-feira (26), a Funceme aponta que espera-se chuva em todas as macrorregiões, com os maiores acumulados sendo previstos para a faixa litorânea, o Maciço de Baturité, norte da Jaguaribana e a Ibiapaba.

Já para a próxima quarta-feira (27), a Funceme indica expectativa de chuvas mais abrangentes no território cearense, mas ainda com intensidade variando de fraca a moderada, majoritariamente.

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é o principal sistema indutor de chuvas neste período do ano, começa a semana mais afastada, porém não influencia de forma direta, nas condições favoráveis às precipitações.

As chuvas previstas devem ocorrer em virtude de áreas de instabilidade, efeitos locais, sistema de brisa, temperatura, relevo e umidade.

Acumulados

Segundo o Calendário de Chuvas da Funceme, o estado já registrou acumulado médio de 165.8mm, o normal esperado até o final do mês é de 188mm.

Na região do Cariri, a média normal esperada para o mês de março é de 173.7mm, até o momento, a região registrou acumulado de 174.6mm. O município de Várzea Alegre bateu recorde no volume de chuvas, registrando média de 404.5mm, um desvio de 108.6% do normal esperado.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria