Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Unidades de Saúde do Ceará devem iniciar mutirão de cirurgias eletivas
Os procedimentos incluídos no mutirão serão realizados em cerca de 70 unidades de saúde
Yanne Vieira
Foto: Ascom Sesa

As unidades de saúde do estado do Ceará já foram autorizadas a realizarem cirurgias eletivas, conforme o plano do Governo do Ceará. A lei foi aprovada pela Assembleia Legislativa (AL-CE), no último dia 15 de fevereiro e destina verbas às unidades com objetivo de diminuir a fila de operações.

De acordo com a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), os procedimentos incluídos no mutirão serão realizados em cerca de 70 unidades de saúde, entre elas clínicas aptas a cirurgias de catarata, hospitais-polo e unidades estratégicas, contabilizando 28.976 procedimentos que não são urgentes.

As especialidades contempladas são: Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Cirurgia Geral, Gastroenterologia, Ginecologia, Urologia, Nefrologia, Neurologia e Vascular.

Além das cirurgias, também serão realizados exames complementares e consultas especializadas no mutirão. A Sesa mapeou as principais demandas de procedimentos que já estão cadastradas no sistema de saúde do estado: remoção de vesícula, implante de prótese no joelho, cirurgia de correção das mamas, remoção de cálculos renais e cirurgia de catarata.

O credenciamento das unidades de saúde foi iniciado conforme o edital divulgado no dia 17 deste mês, e os equipamentos que entregarem seus documentos e assinarem o contrato já podem iniciar os procedimentos, afirmou a secretária de Saúde, Tânia Mara Coelho, ao jornal O Povo.

Edital

Os interessados têm até 30 dias para apresentar toda a documentação solicitada na Coordenadoria de Regulação e Controle do Sistema de Saúde (Corac), no endereço Av. Almirante Barroso, 600, no bairro Praia de Iracema, em Fortaleza (bloco E, 1º andar). Mais informações podem ser solicitadas pelo telefone (85) 3101-5250 ou pelo e-mail: [email protected].

Com prazo de cinco dias úteis para análise, o credenciamento terá vigência de 12 meses, contado da data da assinatura do termo.

 

Compartilhar
Loading spinner
Comentar
+ Lidas
Publicidade