Foto: Ascom PF.
No último domingo (23), a Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Profeta para apurar um possível crime de fraude, cumprindo mandado de busca e apreensão no Ceará. A ação tem como foco investigar a divulgação antecipada de questões do Exame Nacional do Ensino Médio — Enem 2025.
A investigação foi iniciada após a equipe técnica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), identificar uma publicação nas redes sociais que apresentava questões semelhantes às da prova oficial antes da data prevista para o exame.
Em nota, a Polícia Federal informou que a operação “visa esclarecer os fatos, apurar possíveis ilícitos, identificar os responsáveis pela obtenção e divulgação indevida dos dados, bem como eventuais conexões com outros delitos”.
Manutenção do Enem 2025
Na última terça-feira (18), o Inep divulgou uma nota comunicando a anulação de três questões do Enem, identificadas como semelhantes às divulgadas nas redes sociais.
Apesar disso, o ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou em publicação no Instagram na última sexta-feira (21) que o Enem não será cancelado.
Leia também:
Matemática, Biologia e Física: saiba quais questões foram anuladas no Enem 2025

