Zuleide Queiroz foi empossada como deputada estadual na Alece. Foto: Sabrina Nascimento.
A professora Zuleide Queiroz (Psol) foi empossada como deputada estadual, na última quinta-feira (6), na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece). Ela exercerá o mandato em suplência ao deputado Renato Roseno (PSOL), que pediu licença de 120 dias. O cargo vinha sendo ocupado por Léo Suricate (PSOL), primeiro suplente do partido.
A posse ocorre durante o ‘Novembro Negro’, mês dedicado a intensificação da agenda antirracista, com o Dia da Consciência Negra e a Marcha Nacional das Mulheres Negras, que ocorrerá dia 25, em Brasília. Em seu primeiro discurso, a deputada destacou a importância de pautar a situação das mulheres negras no Ceará.
“As mulheres em comunidade não suportam viver a falta de saneamento básico, de água, de privação de moradia, saúde e educação. Dos profundos sofrimentos vividos (…) precisamos ter parlamentares para se dignar e enfrentar duramente essa problemática”, disse.
Nas eleições de 2022, Zuleide obteve 20.112 votos, sendo 5.130 deles no Cariri. Segundo ela, ocupar a cadeira representa uma oportunidade de evidenciar a diversidade cearense.
Em 2025, a pesquisadora esteve como titular da Secretaria de Direitos Humanos do Crato. Ela também é integrante do Grupo de Valorização Negra do Cariri (Grunec), do Movimento Negro Unificado (MNU) e da Frente de Mulheres do Cariri.
Ao Portal Miséria/M1, em entrevista concedida em outubro, Zuleide Queiroz destacou quais serão as prioridades do seu mandato.
Confira:
Zuleide Queiroz assumirá cadeira de deputada estadual na Alece em novembro

