Foto: Reprodução
De acordo com informações divulgadas pelo Banco Central (BC), a atividade econômica do Brasil cresceu em 2,41% nos primeiros três meses de 2023 em relação ao trimestre anterior, outubro a dezembro de 2022. Já em relação ao mesmo período de 2022, a alta foi de 3,87%.
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) vinha sofrendo queda desde agosto do ano passado, com interrupção da retração em dezembro, quando houve alta, seguida de estabilidade em janeiro, alta em fevereiro e depois nova queda. Em 12 meses, o indicador cresceu em 3,31%.
Para avaliar a evolução da atividade econômica do país, e auxiliar o Banco Central na tomada de decisões, o índice de IBC-Br é utilizado. O dado compõe informações sobre o nível de atividade de setores da economia (indústria, comércio, serviços e agropecuária) e sobre o volume de impostos.
Produto Interno Bruto (PIB)
O indicador oficial da economia brasileira é o Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todos os bens e serviços produzidos pelo país. O dado é calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o valor do primeiro trimestre de 2023 será divulgado em 1º de junho. No ano de 2022, o PIB do Brasil foi de R$ 9,9 trilhões, com crescimento de 2,9%.

