Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
O Senado aprovou, nesta quarta-feira (23), a medida provisória que aumenta o salário dos servidores federais em 9%. Agora, a MP 1.170/2023 vai seguir para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em forma de um projeto de lei de conversão (PLV), visto inclusões no texto original enviado pelo Poder Executivo. O auxílio-alimentação também recebeu reajuste de 43%, passando de R$ 458 para R$ 658 mensais.
Segundo a Agência Senado, os salários reajustados começaram a ser pagos no mês de junho. Além disso, todos os servidores e empregados públicos do Executivo federal receberam o reajuste linear, por meio da MP 1.170/2023, inclusive aposentados e pensionistas.
O reajuste é resultado de um acordo entre o governo e mais de 100 entidades representativas dos servidores na chamada mesa de negociação permanente, suspensa de 2016, e agora retomada pelo governo atual.
Entre as alterações no texto, está a criação da quarta nova diretoria na Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf). Outra mudança foi que anistiados políticos que recebem reparação econômica por mês poderão escolher usar a quantia para pedir crédito consignado.

