Foto: Reprodução
O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) inicia, nesta segunda-feira (17), a carga das urnas eletrônicas que serão disponibilizadas para o segundo turno das Eleições 2022. Para todo o estado do Ceará, serão preparadas 25.606 urnas eletrônicas.
Para Fortaleza, o número de urnas disponibilizadas será de 5.726. Destas, 5.235 serão utilizadas na seção e 491 serão reservas. Já o interior contará com 19.880 urnas, sendo 17.561 destinadas às seções e 2.319 para reserva.
Conforme o TRE, na capital, o trabalho terá início às 8h, com previsão de término em 22 de outubro, podendo se estender até o dia 25. Nos demais municípios do estado, a carga das urnas será nas sedes das Zonas Eleitorais. Horários e locais ainda serão divulgados por meio de edital.
Os trabalhos são realizados em cerimônia pública, podendo ser acompanhados por representantes de entidades fiscalizadoras, como Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil, partidos políticos, coligações e federações de partidos.
A carga das urnas consiste na preparação de uma urna para cada seção eleitoral. A partir dos cartões de memória de carga, são transferidos para as urnas eletrônicas os programas da urna, homologados pelo Tribunal Superior Eleitoral, e os dados de candidatos e eleitores (nome e número do título) da seção correspondente.
No dia 30 de outubro, os eleitores cearenses voltam às urnas para escolher somente presidente da República.