Segundo o órgão, a decisão foi tomada após relatos de antecipação de questões do Enem 2025. | Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou, nesta terça-feira (18), a anulação de três questões do Enem 2025 após identificar conteúdos semelhantes aos itens aplicados na prova circulando nas redes sociais. A Polícia Federal foi acionada para investigar um possível vazamento de informações sigilosas.
Segundo o órgão, a decisão foi tomada após relatos de antecipação de questões. Em nota, o Inep afirmou que “a equipe técnica analisou as circunstâncias e decidiu pela anulação de três itens aplicados na prova”.
O instituto explicou que, embora tenham sido detectadas coincidências, “nenhuma questão foi apresentada tal qual na edição de 2025 do exame”. Ainda assim, o órgão reconheceu que houve “similaridades pontuais entre questões divulgadas nas redes sociais e itens presentes na prova”, o que motivou a anulação.
O Inep também destacou que o Enem utiliza a Teoria da Resposta ao Item (TRI), metodologia que exige a realização de pré-testes, nos quais estudantes têm contato com itens que podem ser utilizados em futuras edições do exame — o que ajuda a explicar a circulação de versões semelhantes de algumas questões.
A Polícia Federal foi acionada para investigar a possível responsabilidade pelo vazamento. De acordo com o comunicado, a medida busca “garantir a responsabilização dos envolvidos por eventual quebra de confidencialidade ou ato de má-fé pela divulgação de questões sigilosas de forma indevida”.
As três questões anuladas não foram especificadas no comunicado oficial.

