Compartilhar
Anvisa proibe venda de fórmula infantil da Nestlé com risco de contaminação por toxina; veja os lotes
A decisão ocorreu após ser identificado risco de contaminação por cereulide, uma toxina produzida pela bactéria Bacillus cereus.
Bruna Santos
Produtos com alguns lotes suspensos pela Anvisa.
Dois dos produtos com alguns lotes suspensos pela Anvisa. Foto: Nestlé/ Reprodução.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta quarta-feira (7), a proibição da comercialização, da distribuição e do uso de alguns lotes de fórmulas infantis das marcas Nestogeno, Nan Supreme Pro, Nanlac Supreme Pro, Nanlac Comfor, Nan Sensitive e Alfamino, fabricadas pela Nestlé Brasil. A medida consta na Resolução 32/2026 e tem caráter preventivo.

Conforme comunicado oficial, a decisão ocorreu após ser identificado risco de contaminação por cereulide, uma toxina produzida pela bactéria Bacillus cereus. Se ingerido, podem surgir sintomas como vômito persistente, diarreia, sonolência excessiva e outras características de letargia.

Recall global

Em nota à imprensa, a fabricante informou que o recolhimento está restrito aos lotes com potencial de risco e está sendo realizado coordenadamente com as autoridades.  “Até o momento, não há relatos confirmados de reações adversas relacionadas a produtos listados no recall em nenhuma parte do mundo”, informou.

Ainda, segundo a Anvisa,  a retirada dos produtos iniciou após a detecção da toxina em produtos provenientes de uma fábrica localizada na Holanda. Foi identificado que a toxina estava presente em um ingrediente proveniente de um fornecedor global de óleos terceirizados, sendo necessário realizar o recolhimento em diversos países.

Esse é um incidente isolado e, como parte dos nossos esforços contínuos para melhorar, estamos tomando todas as medidas necessárias para garantir que não ocorra novamente”, escreveu a empresa.

Lotes suspensos

A orientação é que seja suspenso de forma imediata o consumo das fórmulas dos lotes especificados abaixo. A fabricante informou que realizará o reembolso dos produtos. Para solicitar, basta o consumidor entrar em contato por meio dos canais [email protected] ou 0800 761 2500.

Lotes suspensos. — Foto: Anvisa

Lotes suspensos. — Foto: Anvisa

Outras orientações

  • Confira no rótulo do produto se ele pertence a um dos lotes proibidos;
  • Se o produto pertencer a um dos lotes recolhidos, não deve ser utilizado ou oferecido para consumo;
  • Os demais lotes dos produtos podem ser consumidos, pois não foram afetados;
  • Se a criança apresentar sintomas após o consumo do produto dos lotes indicados, leve-a para atendimento médico;
  • Ao procurar atendimento, é importante informar o alimento que foi consumido, se possível com uma amostra da embalagem.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria