Dois dos produtos com alguns lotes suspensos pela Anvisa. Foto: Nestlé/ Reprodução.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta quarta-feira (7), a proibição da comercialização, da distribuição e do uso de alguns lotes de fórmulas infantis das marcas Nestogeno, Nan Supreme Pro, Nanlac Supreme Pro, Nanlac Comfor, Nan Sensitive e Alfamino, fabricadas pela Nestlé Brasil. A medida consta na Resolução 32/2026 e tem caráter preventivo.
Conforme comunicado oficial, a decisão ocorreu após ser identificado risco de contaminação por cereulide, uma toxina produzida pela bactéria Bacillus cereus. Se ingerido, podem surgir sintomas como vômito persistente, diarreia, sonolência excessiva e outras características de letargia.
Recall global
Em nota à imprensa, a fabricante informou que o recolhimento está restrito aos lotes com potencial de risco e está sendo realizado coordenadamente com as autoridades. “Até o momento, não há relatos confirmados de reações adversas relacionadas a produtos listados no recall em nenhuma parte do mundo”, informou.
Ainda, segundo a Anvisa, a retirada dos produtos iniciou após a detecção da toxina em produtos provenientes de uma fábrica localizada na Holanda. Foi identificado que a toxina estava presente em um ingrediente proveniente de um fornecedor global de óleos terceirizados, sendo necessário realizar o recolhimento em diversos países.
“Esse é um incidente isolado e, como parte dos nossos esforços contínuos para melhorar, estamos tomando todas as medidas necessárias para garantir que não ocorra novamente”, escreveu a empresa.
Lotes suspensos
A orientação é que seja suspenso de forma imediata o consumo das fórmulas dos lotes especificados abaixo. A fabricante informou que realizará o reembolso dos produtos. Para solicitar, basta o consumidor entrar em contato por meio dos canais [email protected] ou 0800 761 2500.

Lotes suspensos. — Foto: Anvisa

Lotes suspensos. — Foto: Anvisa
Outras orientações
- Confira no rótulo do produto se ele pertence a um dos lotes proibidos;
- Se o produto pertencer a um dos lotes recolhidos, não deve ser utilizado ou oferecido para consumo;
- Os demais lotes dos produtos podem ser consumidos, pois não foram afetados;
- Se a criança apresentar sintomas após o consumo do produto dos lotes indicados, leve-a para atendimento médico;
- Ao procurar atendimento, é importante informar o alimento que foi consumido, se possível com uma amostra da embalagem.