Fuzil, revólveres e granadas estavam de posse do grupo armado. | Foto: Divugação/PMCE
Uma ação policial realizada na madrugada desta sexta-feira (31), em Canindé, terminou com sete mortos após um confronto entre suspeitos armados e policiais militares. O tiroteio ocorreu no bairro Campinas, área apontada pelas autoridades como dominada por uma facção rival ao Comando Vermelho (CV).
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a operação teve início após informações de inteligência indicarem que um grupo armado planejava ações criminosas na região. Por volta das 3h da manhã, as equipes se depararam com os suspeitos, que reagiram com disparos e chegaram a lançar dois artefatos explosivos em via pública.
Os feridos foram socorridos e levados ao hospital de Canindé, mas não resistiram aos ferimentos. Na ação, foram apreendidas oito armas de fogo — um fuzil, quatro pistolas e três revólveres — além de mais de 150 munições e entorpecentes.
Repercussão nacional
O episódio repercutiu fora do estado. O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), utilizou suas redes sociais para parabenizar o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), e os policiais envolvidos na operação.
“Parabenizo os policiais do Ceará e o governador Elmano de Freitas pela coragem e determinação no enfrentamento ao crime organizado. No Rio de Janeiro, temos agido com a mesma firmeza, colocando o Estado nas ruas, retomando territórios e enfrentando o narcoterrorismo de frente”, escreveu Castro na plataforma X (antigo Twitter).

