Compartilhar
Acadêmicos de Niterói é rebaixada após homenagear Lula no Carnaval do Rio de Janeiro
A escola de samba terminou na última colocação do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro 2026 e foi rebaixada para a Série Ouro.
Aysha Quezado
Desfile da Acadêmicos de Niterói no Carnaval do Rio de Janeiro 2026.
Foto: Alex Ferro / Riotour.

Após prestar homenagem ao presidente Lula no desfile deste ano, a escola de samba Acadêmicos de Niterói terminou na última colocação do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro 2026 e foi rebaixada para a Série Ouro, conforme apuração final realizada nesta quarta-feira (18).

Na Marquês de Sapucaí, a escola apresentou o enredo “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, que percorreu a trajetória política do presidente Luiz Inácio Lula da Silva — da saída do Nordeste às fases de liderança sindical e ao retorno ao Palácio do Planalto. A agremiação somou 264,6 pontos na apuração final e terminou na última posição da classificação.

Em publicação nas redes sociais, a escola destacou o homenageado: “Por toda sua trajetória, Lula é exemplo de persistência, resiliência e resistência. É espelho para milhões de brasileiros, principalmente os mais humildes. Um líder político que emergiu da pobreza para a presidência, liderando o Brasil durante períodos de crescimento econômico, redução da desigualdade e aumento do protagonismo global”.

A alegoria trouxe referências à arquitetura moderna de Brasília (DF), com elementos que remetiam ao projeto urbanístico idealizado para simbolizar o desenvolvimento do país. A apresentação também contou com a participação de personalidades como as atrizes Dira Paes e Julia Lemmertz e o ator e humorista Paulo Vieira.

O presidente Lula e a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, acompanharam o desfile de um camarote na Sapucaí, ao lado de autoridades como o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD).

Compartilhar
Comentar
+ Lidas