Lula em entrevista a jornalistas na Indonésia. Foto: Ricardo Stuckert / PR.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se retratou na última sexta-feira (24), após a repercussão negativa de uma declaração feita durante entrevista à imprensa em Jacarta, na Indonésia, na qual disse que traficantes seriam “vítimas dos usuários”. O comentário, proferido antes da retratação, ocorreu ao tratar da pauta de combate às drogas.
Destaca-se que também foi uma resposta ao ser questionado sobre as recentes falas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), acerca de operações militares contra supostos grupos de narcotráfico fora do território norte-americano.
Em primeiro momento, Lula havia dito que possivelmente seria mais fácil combater o problema internamente. “Os usuários são responsáveis pelos traficantes que, são, sabe, vítimas dos usuários também. Ou seja, então você tem uma troca de gente que vende, porque tem gente que compra. Tem gente que compra, porque tem gente que vende. Então, é preciso que a gente tenha mais cuidado no combate à droga”.
Horas após a fala, o presidente fez uma publicação da rede social X, onde afirmou que a frase foi mal colocada. “Fiz uma frase mal colocada nesta quinta e quero dizer que meu posicionamento é muito claro contra os traficantes e o crime organizado. Mais importante do que as palavras são as ações que o meu governo vem realizando”, disse.
Na mensagem, Lula mencionou o encaminhamento da PEC da Segurança Pública ao Congresso Nacional e outras ações de combate ao crime organizado. “Continuaremos firmes no enfrentamento ao tráfico de drogas e ao crime organizado”, acrescentou.
Confira a entrevista completa clicando aqui.

