Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Voo com brasileiros deportados dos EUA chega a Fortaleza nesta sexta-feira, 7
Cerca de 80% dos passageiros deportados são de Minas Gerais.
Rute Oliveira
Foto: Reprodução

Um voo com 135 brasileiros deportados dos Estados Unidos desembarcará em Fortaleza nesta sexta-feira (7). A decisão de mudar a rota para a capital cearense foi tomada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, após reunião com o Ministério das Relações Exteriores, com o objetivo de garantir um retorno mais humanizado, sem o uso de algemas durante o voo.

A maioria dos deportados que chegarão a Fortaleza é de Minas Gerais, representando cerca de 80% dos passageiros, segundo o Governo do Ceará. O estado informou que os passageiros não se encontram em situação de vulnerabilidade social e, portanto, poderão arcar com seus próprios custos de deslocamento para seus estados de origem. No entanto, serão oferecidos apoio psicológico e alimentação no momento da chegada.

Fortaleza pode se tornar ponto fixo para deportados

O horário de desembarque do voo ainda não foi confirmado. Nesta terça-feira (5), uma reunião entre autoridades cearenses e representantes do Governo Federal discutirá se Fortaleza será mantida como destino fixo para voos de deportação ou se a decisão vale apenas para este caso específico.

A mudança faz parte de uma estratégia do governo brasileiro para minimizar os impactos da política migratória dos Estados Unidos sobre os cidadãos deportados, garantindo um tratamento mais digno no retorno ao país.

Este será o segundo voo com deportados desde o início do governo de Donald Trump nos Estados Unidos. No primeiro caso, os brasileiros foram levados para Belo Horizonte. Agora, o governo brasileiro optou por Fortaleza para evitar que os passageiros sobrevoem o território nacional algemados, um procedimento adotado pelo governo norte-americano, mesmo para aqueles que não cometeram crimes.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria
Publicidade