Compartilhar
publicidade
publicidade
Lula afirma que vai disputar quarto mandato durante visita à Indonésia
Ele destacou que seu mandato vai até o final de 2026, mas indicou que deve continuar ativo na política e aberto a disputar novas eleições após esse período.
Saulo Mota
Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (23) que pretende disputar um quarto mandato à Presidência da República nas eleições de 2026. A declaração foi feita durante visita oficial a Jacarta, capital da Indonésia, na abertura de sua agenda pelo Sudeste Asiático.

Durante discurso ao lado do presidente indonésio Prabowo Subianto, no Palácio Merdeka, Lula disse estar preparado para seguir na política após o fim do atual mandato.

“Eu vou completar 80 anos, mas pode ter certeza que eu estou com a mesma energia de quando eu tinha 30 anos de idade. E vou disputar um quarto mandato no Brasil”, afirmou o presidente.

Ele destacou que seu mandato vai até o final de 2026, mas indicou que deve continuar ativo na política e aberto a disputar novas eleições após esse período.

O presidente, que completa 80 anos no próximo dia 27 de outubro, afirmou ainda que se sente pronto para fortalecer as relações internacionais do Brasil e ampliar a presença do país em mercados asiáticos.

Quero fazer com que a relação entre Indonésia e Brasil seja uma relação por demais valorosa, que traga mais empresários brasileiros para visitar a Indonésia e fortaleça o comércio entre nossos países”, disse Lula

Encontro com o presidente indonésio

Durante a visita, Lula foi recebido com honras militares e civis. Ele participou de uma reunião bilateral com o presidente Prabowo e assinou acordos de cooperação em áreas como agricultura, mineração, energia, defesa, ciência e estatística.

Os dois líderes também encerraram o Fórum Empresarial Brasil-Indonésia, evento voltado ao fortalecimento de parcerias econômicas entre os países.

A visita à Indonésia faz parte de uma agenda internacional que se estende até o dia 28 de outubro. No sábado (25), Lula segue para a Malásia, onde participará de reuniões em Kuala Lumpur e da Cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN).

Se disputar e vencer as eleições de 2026, Lula tomará posse aos 81 anos e se tornará o primeiro presidente brasileiro a exercer quatro mandatos eletivos no cargo.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria