Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil.
Na última quarta-feira (24), o Congresso Nacional aprovou a Medida Provisória (MP) 1301/2025, que cria o programa ‘Agora Tem Especialistas’. No plenário da Câmara dos Deputados, a MP teve 403 votos favoráveis e foi aprovada com unanimidade no Senado. O texto agora segue para sanção presidencial.
Coordenada pelo Ministério da Saúde, a iniciativa busca reduzir o tempo de espera por consultas em especialidades do Sistema Único de Saúde (SUS). O programa permite a adesão de planos de saúde, hospitais privados e filantrópicos, que em contrapartida recebem incentivos fiscais.
“Lançado pelo presidente Lula para reduzir o tempo de espera por atendimento, consultas e cirurgias, o Agora Tem Especialista já contava com amplo apoio da população, do setor privado e público da saúde. A votação de hoje também mostra o amplo apoio do Congresso Nacional”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
O presidente da Comissão Mista que analisou a proposta, deputado federal Yury do Paredão (MDB), celebrou a aprovação durante discurso no Plenário. “O Programa vai contemplar milhões de brasileiros e tem o potencial de reduzir significativamente as filas de espera, promovendo dignidade no acesso aos serviços de saúde”, disse.
Entre as ações desenvolvidas estão a ampliação de mutirões, o uso de unidades móveis de saúde, a aquisição de transporte sanitário e a ampliação do Telessaúde. O primeiro mutirão ocorreu no último dia 13 de setembro, e realizou mais de 39 mil atendimentos em 45 hospitais universitários federais de todas as regiões do país.
Cariri é contemplado com profissionais do programa Agora Tem Especialistas, do Governo Federal

