Na versão original Odete Roitman foi interpretada por Beatriz SegallF, e no remake por Débora Bloch. Foto: Reprodução / TV Globo.
Trinta e sete anos após uma das cenas mais emblemáticas da teledramaturgia brasileira, milhares de telespectadores voltaram a se reunir diante da TV para assistir ao assassinato de Odete Roitman (Débora Bloch), na reedição de Vale Tudo, escrita por Manuela Dias e exibida na noite da última segunda-feira (6).
O capítulo registrou o melhor desempenho de uma novela das nove da Globo desde janeiro de 2024, alcançando pico de 30 pontos. Apesar do sucesso de audiência, a sequência dividiu opiniões entre o público.
Na versão original, exibida em 1988, a vilã interpretada por Beatriz Segall foi morta “por acidente” por Leila (Cássia Kiss), que acreditava estar atirando em Maria de Fátima (Glória Pires) ao suspeitar de uma traição do marido, Marco Aurélio (Reginaldo Faria). O remake manteve a essência do mistério em torno do assassinato, mas apresentou mudanças no enredo e nos personagens, incluindo a retirada de Leila como suspeita do crime.
Reconhecida como uma das maiores vilãs da ficção nacional, Odete foi morta com um tiro no famoso Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, momentos antes de sair do país. Cinco personagens são apontados como suspeitos: César (Cauã Reymond), Heleninha (Paolla Oliveira), Maria de Fátima (Bella Campos), Celina (Malu Galli) e Marco Aurélio (Alexandre Nero). Na trama, todos possuem motivos para odiar a temida bilionária.

Suspeitos da morte de Odete Roitman. Foto: Globo.
No entanto, a cena, uma das mais aguardadas pelo público, gerou opiniões diversas nas redes sociais. Parte dos espectadores elogiou a intensidade da atuação de Débora Bloch, enquanto outros criticaram o roteiro e a direção, especialmente a última fala da personagem: “Pra que essa barbárie? Meu bem, ninguém tem coragem de atirar em Odete Roitman.”
Houve quem considerasse a sequência confusa e mal montada, apesar dos elogios à entrega da atriz.

Opinião de um espectador no X. Foto: Reprodução.
Mesmo diante das críticas, a produção conseguiu reativar o clima de mistério que marcou a novela original. Assim como em 1988, quando milhares de brasileiros enviaram milhões cartas ao concurso na época para desvendar o crime, a nova geração de noveleiros também tem se mobilizado nas redes sociais, desta vez em enquetes disponíveis em diversos sites. “Tô tão ansiosa pra descobrir quem matou a Odete Roitman. Agora entendo exatamente o que o povo sentia em 1988”, escreveu uma internauta.

Reação de outra espectadora no X. Foto: Reprodução.

Capítulo mais aguardado da reedição de Vale Tudo divide opiniões. Foto: Reprodução.
Em entrevista ao Programa Fantástico, da Globo, Manuela Dias revelou que gravou mais de dez finais diferentes para o desfecho da cena. Os próximos capítulos devem mostrar o enterro de Odete, os depoimentos dos suspeitos e a descoberta do verdadeiro assassino.

